domingo, 4 de maio de 2014

IMPUL vence na GT500 e João Paulo de Oliveira dá oitava vitória ao Brasil na SUPER GT


A equipe de Kazuyoshi Hoshino teve o melhor dia do ano hoje (04), nos 500km de Fuji, a segunda etapa mais longa do campeonato. João Paulo de Oliveira e seu companheiro Hironobu Yasuda mantiveram-se constantes por toda a corrida e foram compensados além da pole position: a vitória!

O azulão da IMPUL foi visto nas primeiras voltas batalhando pelo primeiro lugar contra outros dois GT-R (#46 MOLA e #23 NISMO) e mais um carro: o RC F #36 da TOM'S. JP Oliveira teve que segurar o topo até sua primeira parada, que acontecerá cerca de 30 voltas depois.


Houve um acidente grave (para o carro) nas primeiras voltas. A Lamborghini #88 da JLOC teve seu carro completamente destruído após se esquivar da traseira de um Porsche 911 GT3. Mas ela não foi a única: a MOLA, com uma certa lenda chamada Satoshi Motoyama a bordo, teve o carro com a frente consumida pelas chamas. E não houve o que fazer a não ser encostar o carro na curva 2, deixando também o seu segundo lugar para o MOTUL AUTECH GT-R de Ronnie Quintarelli/Tsugio Matsuda, seguido pelo PETRONAS TOM'S RC F de James Rossiter/Ryo Hirakawa. Nesse momento de prova, houve uma demorada intervenção do safety car graças ao estado crítico do S Road MOLA GT-R.


Após a saída do safety, não demorou para que houvesse a troca de pneus dos líderes. Enquanto alguns já haviam trocado, quem levou vantagem, foi o MOTUL, que parou primeiro que o PETRONAS e o CALSONIC. O MOTUL foi seguido pelo RC F #36 da TOM'S uma volta depois e, finalmente, o CALSONIC da IMPUL.


JP Oliveira entregou o azulão ao seu companheiro, Hironobu Yasuda, que manteve foco, mas já bem distante do #23 da equipe oficial da Nissan, na qual este levou vantagem nos boxes. Sobrou também para Yasuda escapar de uma rodada causada pelo substituto de Kazuki Nakajima nessa corrida, Ryo Hirakawa, contra um carro da GT300 na curva Coca-Cola.

Yasuda teve de enfrentar outro susto um pouco depois, quando a #86 Lamborghini Gallardo GT3 da JLOC o atrapalhou na chicane, deixando a parte lateral da frente do seu carro danificada e deixando também de olho gordo a GT Association, que resolveu vistoriar o estado do carro nos pits, quando o japonês entregou novamente o carro ao JP, para então trazer o carro à vitória. O dano foi inofensivo para o desempenho do carro.

O #23 MOTUL AUTECH GT-R sofreu uma "parada respiratória" enquanto esteve, com folga, na primeira posição após o primeiro stint de troca de pneus. Isso foi o suficiente para devolver a primeira colocação ao #12 CALSONIC IMPUL GT-R e decair para a distante sétima colocação, atrás de carros como os quatro Lexus respectivamente do Team LeMans (#6 ENEOS), da TOM'S (#37 KeePer), da CERUMO (#1 ZENT) e do Nissan da KONDO, o #24 D'station ADVAN GT-R.

O D'station GT-R da equipe de Masahiko Kondo tentou se sobressair na terceira posição, mas no final, o ENEOS RC F levou a melhor e com a posição ficou. O ZENT CERUMO RC F fecha o pódio em segundo, depois da queda do PETRONAS para a oitava posição.

João Paulo de Oliveira corre no automobilismo japonês há anos e na Super GT ele está desde 2006 servindo à Nissan. E com essa vitória, ele soma um total de oito no campeonato inteiro. É invejável! A IMPUL e os pilotos lideram o campeonato com 31 pontos e já é considerada uma das favoritas ao título de 2014. Mas não fica por aí, pois o Team LeMans e a KeePer TOM'S estão com 26 e não vão deixar batido na próxima etapa, em Autopolis. 

HUMILHAÇÃO É POUCO

Humilhada? Sim. Massacrada? Também. Assassinada? Exagerei... Mas enfim, esses são os termos utilizados para a Honda no desempenho de hoje em Fuji. Eu jamais tinha visto uma corrida em que TODOS os carros da montadora ficaram nas últimas posições enquanto estiveram em pista.


A Honda, com o seu NSX CONCEPT-GT, provém de um sistema de recuperação de energia bastante similar ao encontrado no seu irmão menos potente, o Honda CR-Z GT e nos atuais protótipos de Le Mans (Audi R18, Porsche 919 R e Toyota TS040). Ele possui um motor elétrico de 70kg (contra 1090 do carro) que auxilia na tração dos pneus traseiros, fazendo com que ele se torne um 4x4 "artificial" em diversos trechos de um circuito, dando-lhe uma potência estimada em quase 30cv. No entanto, isso não pegou bem, pelo que pudemos ver, mesmo Fuji sendo um circuito de alta e dado que o sistema pode ser ativado acima ou sob 7500rpm, foi uma das piores corridas da Honda na história do campeonato.

Para se ter uma ideia da desgraça, o #17 KEIHIN parou depois de dar apenas duas voltinhas no circuito. O #8 da ARTA, que conta com o ex-Fórmula 1 Vitantonio Liuzzi esse ano, o #100 RAYBRIG do Team Kunimitsu e, o que mais durou, mas que também foi forçado a sair da corrida, o Epson, da Nakajima Racing, todos esses abandonaram supostamente pelos mesmos problemas. A 14ª posição foi "salva" pelo abandono do GT-R da MOLA, para não piorar os resultados, já deprimentes.

O único que sobrou na pista, o #18 Weider da DOME (que fabrica os chassis e é vista como uma equipe oficial da Honda), não saiu do alvo e também é visto como massacrado. Ele enfrentou diversos problemas e terminou à 15 voltas do vencedor.

O NSX foi tão ruim nessa corrida que era comparável a um GT300 quando este tentava disputar posição com os GT500. É muito, muito triste ver como esses carros terminaram. Talvez seja a pior corrida de todas da Honda desde que entrou com equipe oficial em 1997 na era JGTC. Eu preciso consultar pesquisas.

OS OTAKUS PIRAM: VITÓRIA CONSECUTIVA DA HATSUNE MIKU Z4 NA GT300


Quem tiver mais de 20 anos ou não saber muito da cultura nipônica certamente não vai saber o que significa o termo "otaku". Ele têm vários significados, mas é muito mais utilizado para designar os fãs de anime/mangá. Alguns carros da Super GT tem patrocínio de personagens dessa área. A Hatsune Miku é uma personagem criada pela japonesa Crypton Future Media, que utiliza sintetizadores conhecidos como Vocaloid e que ficou muitíssimo famosa quando começou a aparecer vídeos de suas performances ao vivo – não se assuste, projetores fizeram com que a personagem aparecesse nos palcos.

No auge do seu sucesso, a Hatsune tornou-se também figurinha da GOODSMILE RACING, que é supervisionada pelo TeamUKYO e estampa os carros desta equipe desde 2008. Na corrida em Fuji, a Hatsune Miku partiu da nona posição, em uma corrida excepcional, para a primeira colocação! A segunda consecutiva, já que eles também foram vencedores em Okayama.

A determinação de Tatsuya Kataoka e o arrojo de N.O.B (ou Nobuteru Taniguchi) foram um dos fatores da equipe ter buscado as primeiras posições durante a corrida (além da vantagem ganha nas paradas). A GT300 foi liderada boa parte pelo pole Nissan #3 B-MAX NDDP GT-R, que tinha como pilotos Kazuki Hoshino e o Lucas Ordonez. Eles tiveram muita dor de cabeça ao ter que aturar, por 2/3 da corrida, o #31 OGT PRIUS da apr – que inclusive os superaram durante a corrida, mas o NDDP levou a melhor durante as paradas, mesmo terminando na quinta posição.

Também beneficiada nas paradas, a #11 SLS da GAINER, repetindo a dose em Okayama, foi a principal rival da Hatsune Z4 durante a corrida. Tanto é que elas não se desgrudaram em nenhum momento do fim. A SLS terminou em segundo à apenas 1 segundos e 68 milésimos de distância.


O #16 CR-Z GT do Team MUGEN tomou a liderança depois da maratona de paradas para troca de pneus, mas, próximo do fim da corrida, Yuhki Nakayama, o piloto, foi pego de surpresa ao rodar seu híbrido sozinho. Da liderança ele retrocedeu para a terceira posição.

A outra BMW Z4, essa da equipe oficial da BMW japonesa, a Studie, fez um ótimo show ao lado dos já citados NDDP GT-R GT3, OGT PRIUS e a #11 SLS da GAINER, como também dos #2 SYNTIUM MP4 e #30 IWASAKI GT-R GT3 (também da apr), mas acabou em quarto, nada mal.

A graça dos dois pilotos do TeamUKYO transformou-se também em felicidade: eles são disparadamente os líderes com 43 pontos. Três desses pontos são extras por terem sido os autores da melhor volta desde o início da corrida.

A próxima etapa é em Autopolis, nos dias 31 de maio e 01 de junho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário