domingo, 1 de junho de 2014

GT-R faz top 3 em corrida fantástica em Autopolis; JP Oliveira dispara na classificação


Deu tudo certo para a dupla da NISMO! Em uma corrida com forte intervenção do safety car, o #23 MOTUL AUTECH GT-R conseguiu manter a pole e terminou na primeira posição, numa corrida excepcionalmente espetacular realizada no circuito de Autopolis, onde teve que segurar nas pontas o outro GT-R forte da corrida: o #46 da MOLA, guiado pelo Satoshi Motoyama e Masataka Yanagida, que conseguiu, também, manter sua posição do qualifying  segundo lugar! 

Os dois GT-R se estranharam no meio da corrida. Motoyama tocou de leve a traseira do MOTUL, que no momento estava sendo guiado pelo italiano Ronnie Quintarelli, resultando em danos para os dois carros. O MOLA sofreu uma leve quebra no lado direito do para-choque do carro. Ameaçando queda, foi necessário vendá-lo até os faróis para fixá-lo. O GT-R da NISMO teve uma levíssima quebra na saia traseira, nada que afetasse o carro por completo. 


JP Oliveira protagonizou uma batalha excepcional contra os Lexus RC F da TOM'S, com direito a uma ultrapassagem fantástica na volta 16. Quando Hironobu Yasuda assumiu o volante, teve de segurar até o fim da corrida o #37 KeePer TOM'S RC F, que estava drasticamente constante. Terceiro lugar para a dupla da IMPUL! O KeePer e o #36 PETRONAS, que também fizeram uma batalha excepcional entre si, fecham os cinco primeiros do grid.


Mais uma corrida salgada para os Honda NSX CONCEPT-GT, porém, bem menos que na corrida anterior em Fuji, onde foi visto nas últimas posições da GT500. O melhor deles foi o #100 RAYBRIG, em sexto. Outro NSX bom classificado é o Weider Modulo, da DOME, sétimo, e o #32 Epson da Nakajima Racing. O #8 ARTA NSX CONCEP-GT, sob comando do ex-F-1 Vitantonio Liuzzi, violentamente bateu na barreira de pneus da primeira curva, tentou recuperar sua corrida, mas sem sucesso. O #17 KEIHIN também abandonou.

O ZENT CERUMO RC F, que largou da terceira posição no início da corrida, mantendo boas posições, decaiu ao longo da corrida e terminou em décimo segundo. Péssimo dia para os campeões de 2013 Kohei Hirate e Yuji Tachikawa.


A GT300 teve o #55 CR-Z da ARTA figurando a vitória. Visto na corrida inteira batalhando contra o pole #61 SUBARU BRZ R&D SPORT, mas que no final das contas (e do ritmo), acabou levando a melhor da classe. Mais uma vez, a GAINER, que alinha duas SLS no grid da GT300, com sua águia pilotada por Bjorn Wirdheim e Katsuyuki Hiranaka, obteve o terceiro lugar difícil ameaçado pelo #3 B-MAX NDDP GT-R, que terminou em quarto.

O outro CR-Z da classe acabou na quinta posição. Uma das Lamborghini da JLOC conseguiu um honrado sexto lugar, coisa que não se vê frequentemente no campeonato, visto que eles são de costume um dos piores carros classificados do grid. Bom para a dupla do #86 Shinya Hosokawa/Koji Yamanishi. A melhor Z4 da corrida foi a #60 TWS LM corsa, que terminou em sétimo.


Houve um acidente bastante crítico na primeira curva de Autopolis. O #30 IWASAKI apr GT-R GT3 (foto), que na ocasião era pilotado por Yuki Iwasaki, foi linha reta em direção à barreira de pneus. O acidente foi tão forte que o carro ultrapassou a barreira de pneus e atravessou o guard-rail. Iwasaki foi socorrido pela equipe médica e foi levado ao hospital, mas passa bem. No mesmo instante, outro acidente acontece, mas com um carro da GT500: o #24 D'station ADVAN GT-R teve perda total do motor e foi para a brita. Ambos foram amenizados pelo safety car.

Tsugio, Quintarelli e Yutaka Suzuki.

Na classificação dos pilotos e equipes, o brasileiro João Paulo de Oliveira e Hironobu Yasuda lideram com folga nos 42 pontos. Além disso, eles vão ter um total de 82kg de lastro carregado para a próxima em SUGO. Atrás deles, estão Daisuke Ito e Andrea Caldarelli, com 32. Os vencedores desta etapa fisgam o quarto lugar com 27. A GT300 tem como líder ainda os cômicos Nobuteru Taniguchi/Tatsuya Kataoka, da TeamUKYO, com 40 pontos. Mas Bjorn e Katsuyuki, da GAINER, estão logo atrás com 37. Não vai ser fácil para a dupla da BMW itasha conseguir manter na próxima corrida, se continuar no mesmo ritmo do que foi desta.

CLASSIFICAÇÃO DA GT500 AQUI
CLASSIFICAÇÃO DA GT300 AQUI

Um comentário:

  1. Considero o JPO um dos melhores pilotos que este país já teve...pena que os "fãs" daqui não considerem isso pois aqui o que vale é só aqueles que a Globo privilegia.

    ResponderExcluir