quarta-feira, 12 de novembro de 2014

As chances de um brasileiro ser campeão pela primeira vez

Neste fim de semana, teremos uma das etapas mais aguardadas da história da SUPER GT, pois pode ser a primeira vez que João Paulo de Oliveira, piloto brasileiro muito bem representado nas terras nipônicas, pode conquistar seu título no campeonato, no qual participa desde 2006.

Nunca JP esteve tão próximo do título antes neste campeonato. A mais próxima foi em 2012, apesar de aquela ter sido a temporada da MOLA (foi a segunda da história do campeonato a ser decidida antes da última etapa). Na temporada passada, a IMPUL foi uma das equipes mais constantes representando a Nissan e teve chances ao título, no entanto, a chance foi totalmente desperdiçada graças ao insucesso na etapa de Kyushu, em Autopolis, e na própria final, em Motegi, sem direito a terminar com pontos.

Nesta temporada, a IMPUL e especialmente João Paulo de Oliveira e seu companheiro Hironobu Yasuda deram um show ao publico, protagonizando diversas batalhas contra os irmãos da Nissan e os arquirrivais Lexus RC F, com direito a uma vitória, em Fuji, segunda etapa do campeonato esse ano. E uma série de voltas mais rápidas entre os Nissan e diversos pódios.

Será difícil, pois a "dupla azul" de Kazuyoshi Hoshino – que encontra-se em quarto – está à sete pontos do líder absoluto, James Rossiter, que corre na TOM'S ao lado do campeão da SUPER FORMULA, Kazuki Nakajima – no qual, inclusive, não tem chance nenhuma ao título na SGT, pois acabou faltando duas corridas a serviço da Toyota Racing GmbH, responsável pelo programa desportivo no Mundial de Endurance (WEC). Para dificultar ainda mais a vida da "dupla azul", a TOM'S ainda tem Daisuke Ito e Andrea Caldarelli no gatilho, que com o RC F #37, obtem 64 pontos e encontram-se na segunda colocação do ranking. Não muito distante, estão os caras oficiais da NISMO: Tsugio Matsuda e Ronnie Quintarelli. Para fechar, Naoki Yamamoto (Honda/#18 Weider NSX CONCEPT-GT) é outro com chances no título de pilotos, mas um pouco distante dos favoritos.

Se o GT-R da IMPUL conseguir, pelo menos, chegar em primeiro, ou na frente da NISMO entre as quatro primeiras posições e com os membros da TOM'S duas posições (ou mais) abaixo, teremos um capitulo inédito na história do Brasil sendo representado lá fora no automobilismo. Apesar de já ter escrito seu nome há um certo tempo, Oliveira tem ainda mais a chance de escrever no currículo que é um mito brasileiro nas terras nipônicas com um título no campeonato de corrida mais prestigiado do Japão. Um sonho que pode se tornar realidade daqui a dois dias, em Motegi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário