segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Kazuki Nakajima é campeão da SUPER FORMULA 2014

Mais um campeonato chegou ao fim. Desta vez, foi a SUPER FORMULA e graças aos resultados, o japonês Kazuki Nakajima acabou levando a taça de 2014. 

A corrida dupla foi realizada em Suzuka, num clima chuvoso muito similar ao que foi visto naquele fim de semana melancólico da Fórmula 1, que acabou encerrado com o grave acidente de Jules Bianchi. Num processo similar, a primeira corrida do round teve diversas pancadas, a começar por Yuichi Nakayama, traçando o hairpin diretamente, batendo na mureta de pneus. Mais sério que este acidente, foi o de Takashi Kogure, que capotou sua SF14 #32 da Nakajima Racing na 130R. Koki Saga e Yuhki Nakayama foram outros pilotos que abandonaram a race #1.
Claro, a série de acidentes não deixaram o safety car "hibernado" e acabaram provocando sua entrada. Mas nada que afetasse o ótimo desempenho de João Paulo de Oliveira, que com a arrancada mais bela do ano, subiu três posições originais do grid e venceu a corrida. A terceira vitória na temporada do brasileiro.

Ele também acabaria por tirar a diferença de 1 ponto de seu rival, Kazuki, que vinha consigo para a disputa do titulo, ficando na primeira colocação até a realização da race #2.
Na race #2, apesar de ser um pouco mais tranquila em relação a race #1, com menos chuva, J.P. teve certa dificuldade ao tentar repetir o feito na corrida anterior, assegurando de ultrapassagens do campeão de 2013, Naoki Yamamoto, na SF14 da MUGEN. Mas o brasileiro conseguiu terminar em quarto. Em poucas voltas, Kaz Nakajima já abrirá uma diferença de mais de um segundo pro segundo colocado, André Lotterer, que também correu pela TOM'S esse ano.

Numa performance invejável, Kazuki Nakajima, largando da primeira posição, deitou no aquaplanning de Suzuka em mais de oito segundos ao final das 28 voltas completadas e, com uma margem de 6.5 pontos sob Oliviera, conseguiu seu segundo título na carreira pelo campeonato. Oliveira somou apenas 2.5, contra 8 do japonês, impossibilitando sua chance de ser campeão (também) pela segunda vez no campeonato.

A próxima grande corrida a ser abordada no blog é, claro, a final da SUPER GT, que acontece em Motegi e terá uma duração média de 250 km. Há vários pilotos com chances de título e o brasileiro está entre eles. Nos vemos pelo caminho até lá, leitor!

RESULTADO FINAL - Race 1 - Race 2
PONTUAÇÃO - Equipes - Pilotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário