quinta-feira, 24 de julho de 2014

SUPER GT poderá correr com o DTM em 2015

É o que informa o site da AUTOSPORT japonesa. As duas categorias, conversadas desde 2009, possuem uma parceria oficializada desde 2012, quando as organizações dos campeonatos assinaram um contrato de quatro anos compartilhando características de seus carros da classe principal, a GT500. Agora, a SUPER GT japonesa e o DTM alemão vão se aproximar mais uma vez, em 2015.

É conversado que aconteça uma ou duas corridas em conjunto com os dois campeonatos na Ásia. Será o segundo passo para uma possível unificação, prevista para 2017. Apesar da possível unificação, os dois campeonatos terão suas características ainda distintas na questão técnica. Prevalecerão os motores V8 aspirados do DTM ao lado dos monótomos pneus da coreana Hankook, enquanto que na GT japonesa, esse quesito é mais diversificado e continuará a abranger os motores turbo 4 cilindros em linha, sem falar nos sistemas híbridos. Sem esquecer, também, que há envolvimento da IMSA nesta parceria, que poderá resultar num novo campeonato similar as duas categorias nos EUA, o berço para o mercado automobilístico das montadoras alemãs Audi, BMW e Mercedes e as nipônicas Honda, Nissan e Toyota, principais envolvidas no projeto.

"A unificação pode acontecer em 2017. E continuaremos o esforço para deixá-lo competitivo, mas isso não acontecerá 100%, e sim, 90% ou mesmo 80%, pois, a SUPER GT não terá motores e pneus monótomos. Além dos sistemas híbridos empregados pelas montadoras japonesas.", disse o representante geral da GT Association, Masaaki Bando.

Hans Werner Aufrecht, diretor geral do ITR, visitou a primeira etapa da SGT esse ano e disse: "todos os fabricantes envolvidos nas duas casas deveriam mesmo correr em conjunto" e que, também, "é algo desejado pelos fãs" – o que, é muito relativo. Visto que cada categoria possui seus fãs, ocorre um certo desconforto do que poderá acontecer.

domingo, 20 de julho de 2014

Em SUGO, ZENT RC F vence na GT500, JLOC vence na GT300 e NSX-GT finalmente tem seu lugar no campeonato

Sob a temida chuva, que provocou uma reação inesperada no grid das duas classes (metade do grid foi para o pit lane logo na volta de abertura), o vencedor da quarta rodada da SUPER GT, na GT500, acabou sendo o #1 ZENT CERUMO RC F, da turma campeã nesta mesma classe, ano passado, com o SC430.

A dupla Kohei Hirate e Yuji Tachikawa fizeram uma ótima prova consistente na primeira posição herdada do RC F pole position de SUGO, o #36 PETRONAS TOM'S RC F, que teve um fim até que considerável. A dupla do principal carro da TOM'S (Kazuki Nakajima/James Rossiter), apesar dos erros e stints demorados ao longo da prova, sempre ameaçada pela garoa, persistiram e terminaram na quarta posição da GT500. A TOM'S ainda teve seu segundo carro terminando no pódio. O #37 KeePer TOM'S RC F tentou, mas não conseguiu superar os rivais da CERUMO e o carro de Andrea Caldarelli e Daisuke Ito terminou na segunda posição à 1 minuto e 20 segundos do primeiro colocado. Nada mal para eles, pois com este resultado, acabam que por liderar o campeonato dos pilotos com 49 pontos.

Um dos outros RC F bem colocados na corrida, o #6 ENEOS do Team LeMans, junto dos outros RC F exceto o #36, preferiu manter seu carro com os slicks no início. Antes de sua segunda parada na corrida, o carro liderou, mas foi superado e não conseguiu ir além e terminou no meio - quinta posição. A surpresa desta corrida fica por conta do Honda NSX CONCEPT-GT, que após três corridas completamente desastrosas, teve ao menos um bom representante na terceira colocação.

O #17 KEIHIN NSX-GT, numa estratégia exemplar e disposto a competir frente a frente com os primeiros colocados, demonstrou força após a segunda troca e "papou", assim dizendo, os Lexus RC F e os Nissan GT-R que disputavam da terceira colocação para baixo. Ressalvo o melhor momento deste carro, faltando duas voltas, ter conseguido buscar o #36 PETRONAS RC F e terminar na terceira colocação. O melhor desempenho do NSX em corrida da SGT esse ano. O #100 RAYBRIG, que foi o segundo melhor no qualifying, mas terminou na 11ª colocação.
João Paulo de Oliveira cedendo entrevista ao SUPER GT Plus no qualifying
É considerado que não foi um bom final de corrida para os GT-R, muito menos para o brasileiro João Paulo de Oliveira. Apesar de ter galgado uma boa e considerável quarta posição ao longo da corrida, demonstrando força pelo pódio, JP acabou por ter que enfrentar outro GT-R do grid – o #46 S Road MOLA GT-R com Satoshi Motoyama abordo, que lhe tirou o honroso quarto lugar e a chance de subir ainda mais na classificação ao lado de seu companheiro Hironobu Yasuda. Como se não bastasse, a precária condição "wet" do circuito prejudicou o azulão da IMPUL, que terminou na distante nona colocação. Resultado que deixa os pilotos do mestre Kazuyoshi Hoshino à 5 pontos dos novos líderes já mencionados. O #46 terminou em sétimo – é o melhor GT-R colocado – e os outros (#24 D'station e #23 MOTUL AUTECH) terminaram em 10º e 14º.

Em uma corrida qualquer da SUPER GT, não seria improvável escutar de alguém uma frase clássica como "Não é todo dia que um desses ganha por aí". É o que aconteceu hoje, na etapa mais chuvosa da temporada – as preces permitiram que uma das Lamborghini's da JLOC vencesse a dura corrida em SUGO. O #88 ManePa LAMBORGHINI GT3 (estranhamente é assim como ele chamado nas classificações, mas na telemetria da corrida, aparece apenas "ManePa Gallardo") é pilotado pelo carismático Manabu "Max" Orido e também simpático Takayuki Aoki, dois veteranos que estão no campeonato desde que ele era conhecido como JGTC.

A constatação de fatos comprova que sim, é um momento raro, porque a última vitória de uma Lamborghini na classe teria sido em 2006, na primeira etapa daquela temporada em Suzuka. Este ano, os veteranos do campeonato foram beneficiados da sorte da quebra da #11 GAINER SLS, que após um toque involuntário no WAKO'S Vantage na entrada da primeira curva da pista, acabou por quebrar o eixo dianteiro direito a asa gaivota e foi retirada quando entrou no pit lane. A Vantage mencionada foi líder até que a bateria de trocas no meio da prova começou, e quem se saiu melhor no "troca-troca", claro, foi a #88 ManePa Gallardo. Em segundo, chegou uma outra SLS, da LEON. A terceira posição foi posta por Richard Lyons (outro veterano do clube) e Tomonobu Fujii, que pilotam o único Audi R8 LMS ultra da GT300.

Em quarto lugar chegou o #30 IWASAKI apr GT-R GT3, aquele mesmo do acidente em Autopolis. Um fato curioso envolvendo este carro, em SUGO, é que ele foi atingido por outra SLS da GAINER, na mesma curva de antes e, consequentemente, a mesma linha tomada pela #11.

Apesar de não terem terminado na zona de pontuação, a dupla do TeamUKYO ainda lidera o campeonato de pilotos com 40 pontos. Para acalmá-los, a GAINER também não sobe um pontinho sequer, já que foram os primeiros a abandonar e continuam com os 37 pontos. Para fechar o TOP 3 da classificação da GT300, a #7 Studie Z4 subiu no ranking e ocupa a terceira colocação com 26 pontos.

RESULTADO DA GT500
RESULTADO DA GT300
RANKING DOS PILOTOS AQUI
RANKING DAS EQUIPES AQUI

sábado, 19 de julho de 2014

Qualifying da quarta etapa em SUGO é cancelado devido a nevoeiro

O que era pra acontecer nesta madrugada de sexta para sábado do horário brasileiro, não aconteceu. O qualifying da quarta rodada da SUPER GT no Sportsland SUGO foi cancelado graças a chuva e posteriormente o temido nevoeiro que tomou conta do circuito.

A organização programou o evento para 14h00 do horário nipônico. No entanto, o circuito já havia sido tomado pela chuva antes, que ocasionalmente acabou cancelando, também, a qualificação de apoio do Vitz Challenge. Após isso, a visibilidade acabou por ser muito baixa, como informa a imagem que ilustra esse post.

Ainda tentaram adiar o evento no mesmo dia, mas sem sucesso. Depois de várias tentativas, às 15h12 do horário japonês, o qualifying da quarta rodada da SUPER GT em 2014 foi dada como cancelada. Os fãs que foram presenciar o evento, por conta disso, foram beneficiados e tiveram direito a um pit walk gratuito.

Apesar disso, o qualifying foi adiado para HOJE, às 9h00 (21h00 do horário de Brasília). A programação anunciada foi de que, às 9h05, já teríamos a pista livre para os carros da GT300 e, às 9h30, para os da GT500. Cada sessão, portanto, durará 25 minutos. Por causa do cancelamento, é falado que apenas um piloto de cada carro deverá fazer o tempo. Não há confirmações de "Super Lap". A corrida é confirmada para hoje às 14h00 (2h00 para nós brasileiros).

domingo, 13 de julho de 2014

Fim de semana amargo para JP Oliveira na SUPER FORMULA; Kazuki Nakajima fatura etapa chuvosa em Fuji

O brasileiro João Paulo de Oliveira, que inclusive foi aniversariante do dia, não foi dormir sossegado depois do resultado de ontem. Depois de se classificar em segundo para o round 3 da SUPER FORMULA, fazer a melhor volta e liderar, no fim, o motor Toyota do seu Dallara SF14 acabou indo pro espaço, justo na dura intervenção do safety car na prova em Fuji.

Na verdade, JP recuou de outro carro batido – o DENSO Le Beausset SF14 de Koki Saga. Oliveira, ao fazer isso, foi pego de surpresa pela sua própria máquina. Tão azarado quanto ele, é Andrea Caldarelli, que largou na pole position e faltando onze voltas para o fim, também abandonou.

Uma pena para os dois e principalmente ao JP, que vinha fazendo A corrida do round, até aí.
Por outro lado, um dos espertos na hora do "dilúvio", Kazuki Nakajima foi excepcional após a intervenção do safety car e protagonizou uma ótima batalha pela primeira posição após ultrapassar seu companheiro de TOM'S Andre Lotterer e Hiroaki Ishiura, até então líderes do pelotão. Ao encontrar-se com Ryo Hirakawa, do Team LeMans, a decisão pela primeira posição foi acompanhada até a penúltima curva, quando Nakajima, vantajoso, conseguiu se sair melhor na arrancada, sem chance para Hirakawa se aproximar na reta e disputar side by side.

Em terceiro, chegou Yuji Kunimoto, da INGING. Seu primeiro pódio na categoria. Hiroaki Ishiura acabou na quarta posição, seguido pelo campeão Naoki Yamamoto e Andre Lotterer. O ex-piloto da Fórmula 1, Narain Karthikeyan (que inclusive é parceiro de JP na IMPUL), se mostrou eficiente e fez uma ótima corrida na sétima colocação.

Para fechar o quatro do TOP 10, segue então: James Rossiter, Daisuke Nakajima e Yuichi Nakayama. Rossiter por um tempo foi grande adversário de Lotterer nesta corrida, quando os dois disputaram entre si o segundo lugar, antes da intervenção do safety car.

Kazuki Nakajima, com a vitória obtida e os feitos anteriores, vai à 20 pontos somados, seguido por seu parceiro de equipe, Lotterer, com 16.5. Loic Duval, que sofreu um grave acidente nos treinos livres das 24 Horas de Le Mans há um mês, ainda não se recuperou a não participou da corrida. No entanto, o francês está com 15.5 na SUPER FORMULA e ocupa a terceira colocação do ranking. Com o triste abandono de JP Oliveira nesta corrida, Ryo Hirakawa sobe um degrau a vai pra quarta posição com 13.5 pontos.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

KEIHIN HSV-010 estará exposto no próximo jogo da Pacific League japonesa dia 12 de julho

Será realizado no próximo fim de semana (12/07) um confronto entre os times de beisebol japonês Tohoku Rakuten Golden Eagles e Chiba Lotte Marines, dos jogos válidos para a Pacific League, uma das principais ligas de beisebol do Japão. No embalo, entrará uma das máquinas recentemente aposentadas da SUPER GT: o KEIHIN HSV-010.

A programação faz parte do "SUPER GT in Kobo-Sta Miyagi", acrônimo do nome do estádio onde será realizado o jogo de beisebol e onde haverá o "reencontro" do HSV-010 com o publico, Rakuten Kobo Stadium Miyagi. E como todos sabem, o estádio está localizado em Sendai, onde ocorreu o terrível acidente nuclear ocasionado por um terremoto e um tsunami, que deixaram a cidade em horrores. O evento, por parte da organização, tem como pretensão de ajudar na construção da cidade, que ainda não superou o abalo ocorrido no dia 11 de março de 2011. Além disso, será uma festa para os convidados que quiserem conhecer o espetáculo que é a SUPER GT de perto. Além do carro da REAL RACING, estará presente os novos ZENT CERUMO RC F e MOTUL AUTECH GT-R, com a presença ilustre respectivamente de Kohei Hirate e Tsugio Matsuda. O piloto confirmado para apresentar-se com o épico HSV-010 é Toshihiro Jinshi. 

O evento começará por volta de 14h00 do horário japonês.

E sem ressaltar que no próximo fim de semana a SUPER GT volta pra mais uma corrida da temporada 2014, desta vez, na recém reformada SUGO! Fique atento aqui no blog!

sexta-feira, 4 de julho de 2014

"BoP" da GT-A beneficiará Honda NSX CONCEPT-GT a partir de agora na SUPER GT

Neste meio caminho percorrido do campeonato, toda a atenção vai para os modelos Honda NSX CONCEPT-GT. Depois de analisar o desempenho do carro ao longo das três primeiras etapas e do último teste, a especificação do carro foi modificada pelo "Balance of Performance" da GT-A (GT Association), emitido ainda hoje pelos organizadores, afim de beneficiar o NSX-GT a partir da próxima corrida, em SUGO.

O regulamento agora abrange o NSX-GT, que anteriormente tinha 1090kg originais, peso que o coloca em desvantagem dos demais carros da GT500 (que mantém o peso mínimo de 1020kg). Graças a má eficiência do modelo híbrido, o peso do carro foi reduzido para 1077kg.

Outra mudança emitida pela GT-A é de novas entradas de ar para o carro que tem o motor montado na posição central, e que consequentemente vinha sofrendo problemas de superaquecimento e má distribuição de resfriamento desde a primeira etapa – especialmente em Fuji, onde o Honda NSX-GT lutou até onde pode para se manter na pista, mas que foi defasado pelo calor do motor turbo e não conseguiu terminar com quatro de suas cinco unidades. O único que não abandonou foi o Weider Modulo NSX CONCEPT-GT, no entanto, este receberá a quadriculada à 15 voltas do primeiro colocado, sendo inclusive superado por muitos dos GT300.

Portanto, são essas as mudanças da GT-A para a GT500 ao longo da temporada. Não há confirmações de mudanças preteridas sobre a eficiência do sistema híbrido do NSX-GT e continuará sendo o mesmo.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Frederic Makowiecki está de volta à DOME como piloto títular

Foi confirmado agora pouco pela página oficial da DOME no Facebook que o ex-piloto titular da equipe ano passado, Frederic Makowiecki, está de volta ao programa titular da equipe na GT500 este ano.

A decisão, por parte da própria equipe, além da experiência de Makowiecki, é de melhorar o desempenho do carro, cujo os modelos foram completamente horrorizados nas três primeiras corridas, mas que neste último teste da SUPER GT em Suzuka, houve uma sobrevida que motivou as equipes com Honda NSX CONCEPT-GT a melhorarem o desempenho do novo carro na metade da temporada.

Como resultado, Makowiecki (que também foi visto no teste), defenderá o carro #18 da DOME ao lado de Naoki Yamamoto até o sétimo round, na Tailândia.

Antes de entrar pra DOME em 2013, Frederic já era piloto de endurance nas classes GT e participou três vezes nas 24 Horas de Le Mans. Este ano ele foi contratado para fazer parte do programa GTE-Pro da Porsche AG Team Manthey no WEC e com esta mudança, ele irá intercalar as etapas do WEC com as do SUPER GT japonês novamente.

Quanto a JK Vernay, segundo a própria DOME, continuará fazendo parte da equipe e ajudará no desenvolvimento do carro ao longo da temporada. Provavelmente, será ele quem pilotará o Honda NSX da equipe nos 1000 km de Suzuka e na última rodada do campeonato.
Mais informações sobre o campeonato e sobre mudanças em breve.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Galeria da Semana (3) – SUPER GT nos testes oficiais em Suzuka

Fui notificado de que entre os dias 27 e 28 de julho do mês passado, ocorreu mais uma bateria de testes oficiais da SUPER GT. O terceiro do ano, se não me engano. Os carros foram vistos no Suzuka Circuit e as baterias foram divididas em duas, durando 2 horas cada para todas as classes. O teste serviu de base para as equipes prepararem seus carros para o Round 6 em Suzuka, onde será feito os famosos 1000 km, mas também serve de base para as duas próximas etapas antes dessa, que são SUGO e Fuji, novamente.

Uma pequena galeria pra movimentar o blog.
Sobrevida dos Honda NSX: o pior carro da GT500 até o último round ganhou destaque no primeiro dia de testes. O autor da volta mais rápida no dia #1 é o KEIHIN NSX CONCEPT-GT, com 1'49.252 (recorde abaixo do seu antecessor, o NSX NA2, que fez 1'49.842).
Terceiro melhor na primeira sessão do dia #1 e o segundo no dia #2, o PETRONAS TOM'S RC F é quem defende a Toyota na briga pelo título por enquanto.
O líder do campeonato, o CALSONIC IMPUL GT-R de João Paulo de Oliveira, ficou apenas com o décimo melhor tempo no primeiro dia, com 1'50.899.

O segundo carro da TOM'S não foi além de 1'51.308 no primeiro dia e 1'51.070 no segundo dia. O KeePer TOM'S RC F terminou a sessão oficial dos testes em 13th.
Na GT300, a festa do primeiro dia foi toda do SUBARU BRZ R&D SPORT, marcando na casa dos 2'00.018.
Esse carro foi o protagonista do acidente mais grave até agora da temporada 2014 do SUPER GT, na última etapa, em Autopolis. No teste, o IWASAKI apr GT-R GT3 se contentou na 11ª posição no primeiro dia com 2'02.244. No segundo, o carro sofreu problemas e foi retirado.
O carro oficial da NISMO (#23 MOTUL AUTECH GT-R) com uma estranha combinação de cores na saia frontal que abriga os canard e o splitter, provavelmente por sofrer avarias no teste no primeiro dia, terminou o teste com 1'51.025 na 12ª posição. O pior GT-R GT500 do teste.
O MUGEN CR-Z GT campeão da temporada passada terminou os testes com um tempo pior que o feito no dia #1 por conta da pista molhada, com 2'01.780.
O carro mais famoso (e caracterizado) da GT300 ficou logo atrás do CR-Z GT da MUGEN com 2'01.832. No teste anterior, como foi sob pista seca, seu melhor foi 2'00.643.
 O outro carro "otaku", o NAC PORSCHE 911, figurou-se na 14ª posição no dia #1 (2'02.475) e em 9º no dia #2 (2'01.901).
Os Lexus RC F partindo para a segunda sessão de treinos do primeiro dia.
A única McLaren MP4-12C do campeonato terminou os testes em primeiro na GT300 com 2'01.308.
Frederic Makowiecki, piloto regular da Honda em 2013 no campeonato e hoje piloto do programa Porsche AG Team Manthey no WEC, foi um dos pilotos na bateria de testes e será escalado pela DOME para pilotar o #18 Weider Modulo NSX CONCEPT-GT no round 6, em Suzuka.
D'station ADVAN GT-R da equipe de Masahiko Kondo. O #24 foi o melhor GT-R do dia #1, com 1'50.471 e o quarto mais rápido da GT500 no segundo dia, com 1'50.436.
O lendário ARTA NSX CONCEPT-GT, apesar de ter sido quarto no dia #1 (1'50.098), foi apenas o 11º no segundo com 1'51.018.
Diferente do seu irmão do Team Kunimitsu, que fez a festa da Honda no último dia, com 1'49.981.
Mas o melhor mesmo do último dia foi o PETRONAS TOM'S RC F, com 1'49.328. Porém, um pouco abaixo do tempo do carro da REAL RACING. A Honda tem todo o motivo para comemorar, já que o NSX CONCEPT-GT foi uma decepção nas últimas três corridas.